Na prática, o que significa para o homem crer em Deus?

 

 

Significa aderir ao próprio Deus, confiando nele e dando assentimento a todas as verdades reveladas por ele, porque Deus é a verdade. Significa crer num só Deus em três Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.

 

Definir as coisas não é tão difícil como podemos pensar. Um dia encontrei um livro com este título: “livro das definições”. Tinha de tudo, desde a palavra de Deus à palavra “pão de queijo” e “marmelada”. Não gostei e joguei fora. Aprendi por experiência que definir não significa nada, o problema é viver, experimentar, sentir no nosso dia-a-dia que a vida não é coisa morta, mas que nos envolve e nos obriga a agir com todo empenho, para que saiamos das definições abstratas para a vida.

Este número do catecismo -26- é pequeno, mas é como o vidrinho de perfume, é condensado, tem tudo o que é necessário para entendermos o mais importante da vida. O que significa crer em Deus? Deus não pode ser definido, Ele é vida plena que se comunica; só os que entram em comunhão com Ele podem saber a alegria que se experimenta quando somos atraídos dentro do coração dele e com Ele nos sentimos “um”, no mesmo mistério trinitário. Ó Pai, que eles sejam um como nós somos um, diz Jesus.

Aderir a Deus, o que é isto na vida prática? Acolher em nós o mesmo Deus com tudo o queEle é e saber que nele há bondade infinita, amor sem fim, e que Deus, no seu amor, não quer ser “feliz sozinho”, por isso se comunica e rompe o seu silêncio para dizer-nos o que Ele é, mas também para nos dizer o que Ele quer de nós. E como podemos chegar a verdadeira união com Ele? A nossa mente acolhe as verdades reveladas com esperança humilde e confiança; tem consciência de que em Deus não há erro e nem Ele pode enganar-nos, porque é a verdade, é pura transparência e luz que não ofusca.

A maioria de nós faz uma confusão muito grande sobre a verdade busca tantas “parcelas da verdade” e depois pensa que unidos, juntos, têm a verdade total. Nada de mais errado. O segredo é acolher a Deus como verdade única e absoluta, e é da única verdade que todas as verdades são iluminadas, participam. Fora dele não há verdade. Toda ciência, mesmo a humana, todo conhecimento nasce e deriva da única verdade que é Deus, sem a sua verdade não há nada que seja verdadeiro.

A Trindade, suma verdade, nos ilumina e nos comunica o amor que vai libertando-nos dos pequenos “amores”, dando-nos o verdadeiro amor pleno e total que só é comunicado para nós em Cristo Jesus. Crer é abrir as portas do nosso coração, para que Deus Trindade entre e faça morada dentro de nós.

(Frei Patrício Sciadini, ocd)

About these ads

The URI to TrackBack this entry is: http://msolfa.wordpress.com/2009/01/30/na-pratica-o-que-significa-para-o-homem-crer-em-deus/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

2 ComentáriosDeixe um comentário

  1. eu adorei estas informações continuem assim

  2. Um dos mais lúcidos, profundos, simples e belos blogs destes que a gente topa por aí na rede. Que Deus abençoe e permita o crescimento deta iniciativa verdadeiramente missionária “atenta aos sinais do tempo”.
    Paz e bem!
    Mariéliton – Goiânia (Goiás)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 4.387 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: